Interesse por aeronaves exóticas:
Sempre fui fascinado por aviação. Meus primeiros contatos com a bibliografia relacionada com a aviação foi através da revista Aviões de Guerra. Uma coleção de fascículos quinzenais que existiu entre 1983 e 1988. Naquela época, havia uma coleção "concorrente" desta, chamada Guerra nos Céus, ambas de grande qualidade. No entanto, devido aos custos dos fascículos, meu pai só me permitiu colecionar uma delas e acabei escolhendo a primeira. Acontece que essa coleção tratava apenas de aeronaves modernas (na época, é claro), ou seja, com poucas exceções, de aeronaves que ainda operavam naquele período.
Alguns anos depois, comecei a me dar conta que o mundo aeronáutico que conhecia era bastante restrito. Havia diversos aviões que existiram entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos 80 que eu nunca ouvira falar. Alguns conhecimentos vieram de dois livros (Caças a Jato e Bombardeiros a Jato, ambos de Michael Taylor), onde havia incríveis projetos dos quais eu sequer sabia que existiram. A partir daí, comecei a me interessar mais sobre o assunto.
Um outro livro que me serviu de base é Aeronaves Não-Convencionais (Peter M. Bowers), que como o nome diz, cobre basicamente o tema desse site. Nessa época, a internet já era uma realidade, e passei a colecionar fotos e artigos sobre o tema. As coisas ficaram mais fáceis, mas ainda assim, muitos sites era desorganizados, mal-trabalhados e até mesmo abandonados.
Em especial, um desses sites me foi muito curisoso. Era o Aviation Pics, cujo um dos menus era o Mystery Meat; uma seção dedicada a tipos exóticos e/ou desconhecidos. Certa vez tomei como meta identificar todas as aeronaves dessa seção (das 400 ainda faltam umas 15). Mas o curioso é que durante o processo de pesquisa, descobri que estas eram apenas uma pequena parte de um grupo muito grande de aeronaves desconhecidas por muitos... até hoje. A cada aeronave que encontrava resposta, durante a pesquisa, encontrava pelo menos cinco outras, também exóticas.
Mas, o que é uma aeronave exótica?
Essa é uma pergunta complexa. Primeiramente, uma aeronave pode ser exótica simplesmente porque nunca ouvimos falar dela, ainda que essa possua um formato que o senso-comum a defina como normal. Nessa categoria incluem-se grande parte das aeronaves que existiram na URSS durante a Guerra Fria, bem como modelos de países de pouca expressão aeronáutica. Além disso, muitas aeronaves nessa categoria foram protótipos, dos quais apenas entusiastas já tiverem contato com fotos. Acredita-se que o número de aviões "distintos" já criados ultrapasse o número de 200.000 (Isso sem contar as variantes). Um número que não pára de crescer. Alias, uma aeronave nova não deixa de ser curiosa, por ser uma novidade, fato que acaba por desaparecer com os anos.
Outra questão é definir o termo "senso-comum". Se você vivesse em 1930 e visse um avião de formato cilíndrico, com pontas arredondadas, que não se apoia na cauda, asas envergadas para trás e com motores sem hélice dependurados sob as mesmas, realmente estaria vendo um avião completamente exótico. Essa definição, no entanto, é a de um Boeing 737, talvez um dos aviões mais conhecidos e vistos da atualidade. Da mesma forma, ver um biplano ou um trimotor à hélice voando nos dias de hoje é algo completamente fora do comum.
Mas realmente existem aeronaves que por conta do processo de pesquisa, do pioneirismo, da procura por soluções diferenciadas, ou mesmo pelo fim específico de se avaliar determinado componente, tornam-na uma aeronave realmente incomum. Talvez, de todas, esse grupo seja o único realmente exótico. Mas dentro desse grupo, existem aeronaves completamente comuns, que possuem um determinado aspecto que as diferencia (Que tal um Airbus A320 equipado com trem-de-pouso quadriciclo?) das demais. Assim, não fique chateado se a sua aeronave favorita aparecer dentre as aeronaves desse site.
Para finalizar, um comentário de meu pai quando observávamos aviões no aeroporto. "É impressionante ver um coisa de 50 toneladas sair do chão". E o é. Se pararmos para pensar, mesmo com todas as leis da física, forças e aerodinâmicas explicando, não deixa de ser algo realmente impressionante. Assim, se um dia esse site aumentar muito o número de aeronaves catalogadas, quem sabe o mudemos para allairplanes.com ?
O formato do site:
Como dito, o principal interesse do site é juntar todos esses curiosos exemplares em um único lugar. Atualmente existem muitos outros com informações técnicas e dados históricos, mas esse não é nosso objetivo. Além de não ser um grande redator, não tenho como traduzir todas as histórias sobre cada avião, já que a maioria está em inglês (e muitos deles, nem isso têm registrado).
A idéia é catalogar os modelos, disponibilizando fotografias, principalmente. Alguns textos serão apresentados, sim, mas em formato de pequenas sentenças, como se fosse um álbum de curiosidades. Além do mais, estamos na época do Twitter, onde as idéias são apresentadas assim. Espero que o formato agrade.